domingo, 8 de julho de 2012

Politica pública contra sequestro criancas para pedir esmolas

.
Brenda Grabriela e mamãe Geiza
João Batista Cruzué 

O caso de sequestro de crianças por adultos, com a finalidade de sensibilizar as pessoas e conseguir esmolas, tornou-se um assunto na pauta principal da mídia. Principalmente depois do sequestro da menina Brenda Gabriela, durante um culto religioso na Igreja Pentecostal Deus é Amor, no começo de junho/2012.

Felizmente o caso foi solucionado porque houve grande repercussão. Mas na minha opinião, por falta de uma política pública muito simples, centenas de outras Brendas também poderiam  voltar para casa. 

Jorge Antunes Cardoso, o paranaense desempregado e despejado de um porão em Ferraz de Vasconcelos, Zona Leste da Grande São Paulo, não subtraíu Brenda por acaso. Tanto quanto muitas outras crianças que devem estar neste momento no colo de falsos pais pelas cidades brasileiras, Brenda foi subtraída para amolecer o coração das pessoas e facilitar pedidos de esmolas. 

Policiais Militares chegaram  abordar Cardozo na Região do Paraíso em São Paulo, mas ele mentiu e disse que Brenda era sua filha. A PM acreditou e o liberou. Se houvesse uma rotina de uma política pública isso não teria acontecido.


Estou escrevendo este texto para dar uma pequena sugestão às autoridades brasileiras. Principalmente para a Presidente Dilma, que é  avó de um netinho. Se houvesse uma política pública que identificasse adultos que usam crianças para pedir esmolas, por foto e documento de identidade, o caso de Brenda poderia terminado terminado bem antes.


Creio que  muitas outras Brendas estão por aí, sendo exploradas e maltratadas nas calçadas, esquinas e postos de combústíveis de rodovias. Fazem parte de uma triste estatística de crianças anônimas desaparecidas que nunca foram encontradas.

Mas, uma parte delas pode.








domingo, 1 de julho de 2012

Taxas de Crescimento da População Evangelica desde 1890



João Cruzué

Quero apresentar aos leitores do Blog Olhar Cristão meu mais recente trabalho: um quadro com as taxas médias de crescimento anual da população dos evangélicos  desde o segundo Censo nacional (1940) feito pelo IBGE 

Na última coluna  do quadro está  a taxa média anual de crescimento (Taxa a. %) calculada por mim desde a década de 1890 até  2010.


Mapa Evangelicos

A maior taxa do período 1992 a 2000, marca a entrada maciça do uso da Televisão pelas Igrejas Neopentecostais ( IURD e IGREJA DA GRAÇA) aliada  uma  estabilizaçao da  da economia pelo sucesso do Plano Real. 

Há de se levar em conta também nessa época o intervalo entre o banimento da teologia da libertação e o aparecimento da ala carismática da Igreja Católica Romana. Um pouco de cada fator deve ter influído para que a taxa anual de crescimento praticamente dobrasse nestes 09 anos.

Como fórmula,  usei a metodologia embutida na tecla "Raiz de x índice y" da calculadora científica; observando que  y é igual a 60 em 1940 e  igual a 9 no censo de 2000.  

No exemplo abaixo, está disposto o cálculo da taxa média de crescimento anual de 2001 a 2010, que é de 4,91%  (raiz de 1,6145, índice 10).