sábado, 15 de dezembro de 2012

Massacre em Newtown - Um dia de fúria na América

 Não dê uma arma de presente ao seu filho. 
Dê uma Bíblia!

Presidente Barack Obama
João Cruzué

A América está de luto. Horrorizada. Foi o segundo maior massacre de crianças de sua história.  A pequena cidade de Newtown - considerada a quinta mais segura para se viver nos Estados Unidos, agora está em estado de choque e não sabe o que dizer. E tudo isto aconteceu porque ADAM LANZA, um rapaz de 20 anos, magro demais e muito tímido é suspeito de ter matado 26 pessoas e depois se suicidado.

Não houve bilhetes. Nem perfil no facebook. Nada! Nem retratos atuais a imprensa encontrou. O que mais assusta é que, pela primeira vez na história dos school serial killers, o protagonista matou a própria mãe antes de seguir para a escola e matar  mais 25 pessoas, sendo 20 crianças de uma  pré-escola. É tão assustador que  nem nos piores filmes de violência protagonizados por Sivester Stallone ou Steve Segal houve matricídio.

O assunto é capa de todos os jormais americanos. O Presidente Barack Obama chorou e pediu para que, na noite de sexta para sábado, cada família abraçasse seus filhos e orasse.

De concreto sobre Adam Lanza, quase nada. A mãe era professora e colecionadora de rifle - adorava armas. Professora da Sandy Hook Elementary School onde aconteceu a tragédia. O  pai largou a família há quatro anos e foi morar com outra mulher, deixando para trás a esposa e dois filhos. Ryam, de 2o, e Adam P. Lanza, de 16 - isto há quatro anos.

Examinando os comentários em um artigo no Washington Post, americanos estavam chateados com duas coisas: O excesso de artigos e comentários sobre o assassino em detrimento das vítimas, que foram deixadas pela imprensa em segundo plano. A facilidade com que qualquer americano pode comprar um rifle em qualquer supermercado, desde que tenha mais de 21 anos. Estão pensando seriamente em restringir a compra de armas, embora já tenham consciência de que tal como as drogas, quando alguém quiser comprar uma, vai comprá-la de uma forma ou de outra.

Infelizmente, não será esta a última vez que um indivíduo frustrado vá descarregar sentimento de raiva e de derrota sobre crianças inocentes. Qual foi a motivação? Ninguém sabe ainda. Já escarafucharam de todo jeito. Perguntaram para os vizinhos,  para o irmão, para a cidade, e nada de significativo. Para complicar o cara era um nerd, inteligente e de QI alto. Mas o que de fato acontecia com ele dentro de casa, devia ser muito grave. Tão grave  a ponto do filho  matar a própria mãe. É isto que está escrito no WP, o mais conceituado e conservador jornal da América.

Como cristão pentecostal que sou, creio na Bíblia e nos ensinos de Jesus Cristo. Principalmente quando ele trata da fúria destruidora dos demônios. Sozinhos eles não têm poder algum, mas quando encontram uma pessoa de carne e osso que lhes abra a porta da mente, matam, roubam e destroem. É uma associação 100% destruidora.  Toda malignidade destruidora de um demônio  atuando ou influenciando na mente e nos pensamentos de uma pessoa. Foi porisso que  o apóstolo Paulo deixou escrito na Bíblia: Não deis lugar ao diabo! Efésios 4:27.

E o que é dar lugar ao diabo?

Primeiro, são todos os tipos de ações que agridem ou manipulam a mente. Drogas, álcool e ocultismo. Segundo, é a prática de coisas graves - expressamente condenadas pela Palavra de Deus. Coisas que quebram o muro espiritual construído por Deus, para nos guardar do mundo das trevas que nós não fazemos nem ideia que há por trás. Uma vez quebrado ou derrubado este muro, a pessoa não tem mais controle dos próprios atos o tempo todo, ficando vulnerável às ações de demônios. Terceiro, o afastamento voluntário da Igreja e do próprio Deus. 

Hoje, para ser moderno e inteligente, basta dizer em praça pública - que Deus não existe. Religião é coisa de gente pobre e ignorante, que gosta de ser manipulada por pastores ladravazes. Uma  realidade, eu sei, mas que leva a um outro perigo maior ainda. À frieza, segue o abandono da Igreja, coisas que podem acontecer por causa de um pastor avarento ou adúltero. E quando, podem entregar nossos filhos, de bandeja,  nas mãos do diabo. Um erro não pode levar a outro, maior e mais perigoso. Quando o Espírito Santo se apaga, a amargura toma conta. Assim aconteceu com Nietzsche, que apesar de teólogo, morreu na incredulidade.

O amor ao dinheiro, disse Paulo é a raiz de muitos males. No caso da mãe de Adam Lanza, tenho certeza de que as armas que ela colecionava  e amava forneceram o gatilho que seu filho puxou. Se tivesse uma coleção de bons livros e uma Bíblia, o desfecho teria sido bem diferente.



 








Nenhum comentário: