segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lutero e a Reforma - 25 de maio 2010 - 439º aniversário do Édito de Worms


Jornal Cristão

Um compromisso com a inteligência de seus leitores.


Joseph Fiennes - no papel principal de Luther.

João Cruzué

Hoje, 25 de maio de 2010, é a data do 439º aniversário da publicação do Decreto de Worms . O desfecho da decisão do Imperador Carlos V e do núncio papal Girolamo Aleander, depois da conclusão da Dieta de Worms, em 19 de abril de 1521. Data em que Lutero declarou publicamente, diante do Imperador, da nobreza germânica e do representante do Papa Leão X, que não renegaria seus escritos nem revogaria suas teses. Por causa disso, em 25 de maio de 1571, um mês depois, Lutero foi declarado herege e sua cabeça foi posta a prêmio pelo Édito de Worms .


ÉDITO DE WORMS
Tradução de João Cruzué.

"Por esta razão, proibimos que toda e qualquer pessoa, de agora em diante, ouse por palavras ou obras, receber, defender, abrigar ou favorecer o dito Martinho Lutero.

Pelo contrário, nós o queremos capturado e punido como merece um notório herege, que deve ser trazido diante de nós ou ser mantido em segurança até que os que o prederem nos informem, para que ordenemos a maneira apropriada de como proceder com o esse Lutero.

Aqueles que ajudarem na sua captura serão generosamente recompesados pelos bons ofícios."



As ilustrações abaixo são algumas imagens clicadas do Filme "Luther"


Lutero foi convocado pelo Imperador para ir a Worms e renegar as 95 teses que publicou contra as práticas abusivas e anti-bíblicas da Igreja Romana.


O núncio Papal Girolamo Aleander e o Imperador Carlos V


Príncipe Frederico da Saxônia, Tio de Carlos V e protetor de Lutero

O mentor espiritual de Lutero era Johann von Staupitz,

O embate entre Aleander e Lutero - no ápice do filme.


Lutero, você renega seus livros e as heresias que eles contêm?


"A menos que me convençam mediante o testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão, porque não acredito em Papas nem em concílios, já que está provado que por tantas vezes se contradizem, pelos textos da Sagrada Escritura que já citei. Minha consciência permanece cativa à Palavra de Deus - renegar, eu não posso!



Por isto, não posso nem quero renegar nada, porque ir contra a própria consciência não é seguro nem saudável."



E assim, o imperador Carlos V da Alemanha, se retirou irado e envergonhado diante do clero e da nobreza alemã. Um mês depois redigiu e mandou publicar o Édito de Worms, em 25 de maio de 1571, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, banindo suas obras da Alemanha. O estopim da Reforma estava armado. É a História.


Veja o magnífico trailer no YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=r5P7QkHCfaI



.

sábado, 15 de maio de 2010

Lula pode se encontrar com o Grande Aiatolá Ali Khamenei no Irã

.
JOÃO CRUZUÉ

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Mehrabad, Aeroporto Internacional de Tehrã, às 21:16h PMT. Ele vai participar da reunião de cúpula do G15 na próxima segunda-feira e na sua agenda há reuniões marcadas com funcionários do alto escalão do Governo do Irã sobre a política nuclear agressiva daquele país. Se o líder supremo do Irã , o Grande Aiatolá Ali Hoseyni Khamenei crer em Lula, vai convidá-lo pessoalmente para um encontro.

Os olhos das autoridades mundiais e o foco da imprensa internacional estão voltados para o que Lula tratar com as autoridades locais. As potências mundiais creem firmemente que o Irã está em contagem regressiva para construir a sua primeira bomba atômica. Acham que o Presidente Lula vai servir apenas de inocente útil para abrandar as pressões mundiais.

Mesmo que o Presidente brasileiro consiga um acordo com o Aiatolá Ali Hoseyni Khamenei ou com Presidente Mahmoud Ahmadinejad, talvez não seja suficiente para assegurar ao mundo que o Irã está falando a verdade. Na visão das grandes potências o Irã já decidiu construir a bomba e nada e nem ninguém vai conseguir êxito em fazê-lo abortar o pano. Afirmam que Lula apenas vai dar o tempo que o Irã precisa para chegar à bomba.

Lula será a última oportunidade política que o país dos Aiatolás vai ter para afastar a sombra da destruição que ameaça os céus do Irã. É intuitivo que os Aiatolás do Irã não querem confiar apenas no Livro Sagrado. Eles querem, provavelmente, algo mais - como por exemplo: uma meia dúzia de bombas atômicas para afastar a possibilidade de uma invasão americana. Mas se houver uma ação do Ocidente no Irã, ela vai ser atípica: nos mesmos moldes de 6 e 9 de agosto de 1945. A questão nuclear de Tehrã já tirou a paz dos Estados Unidos e de Israel.

O mundo corre perigo. O Presidente Lula é mesmo o "cara". O único "cara" com credibilidade o bastante para ajudar no desarme da espoleta desta bomba. Lula crê que isto é possível. Ele pensa que não se deve colocar o Irã contra a parede, que é preciso porta aberta para o diálogo, para evitar uma guerra.

É inegável que há uma "torcida" internacional para que Lula falhe. Ela considera que Lula é apenas mais um oportunista buscando seus 15 minutos de fama. A Rússia disse que Lula tem 30% de chances. Por outro lado, o Presidente da Silva, como é chamado lá fora, não pensa assim. Lula foi forjado na têmpera das reuniões sindicais do Grande ABC. Ele crê sinceramente no sucesso de sua missão.

Se o Presidente Lula sair vitorioso do Irã, onde há poucas chances de sucesso, terá pavimentado sua pretensão de ser o próximo Secretário geral da ONU. Por outro lado, se Lula não tiver êxito em seu propósito - ao menos ele tentou. E, além disso, o Brasil vai sair desse episódio como um país amigo dos povos persa e árabe. Um imenso mercado para bons negócios.


Texto não disponibilizado para cópia.




quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pr. Silas Malafaia debate Estatuto da Família na CCJ da Câmara Federal


Bispo Rodovalho



ESTATUTO DAS FAMÍLIAS - PL 674/07

Assunto Polêmico em debate na Audiência Pública da

CCJ - Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal

----------------------------------------------------------------------


Agência Câmara de Notícias

"Um debate bastante polarizado dominou o clima da audiência pública sobre o Estatuto das Famílias na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira. O Estatuto engloba diversos projetos de lei (PL 674/07 e 2.285/07, entre outros) e, em alguns deles, existe a regulamentação da união entre pessoas do mesmo sexo e da adoção feita por esses casais.

Críticos e defensores da união civil de homossexuais colocaram seus argumentos diante do plenário lotado, onde evangélicos contrários à união de pessoas do mesmo sexo estavam em maioria.

Para tentar chegar a um acordo, o presidente da CCJ e relator do Estatuto das Famílias, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), disse que diante de tantas diferenças e dúvidas, vai tentar encontrar um meio termo.

Direitos civis

Para o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, não se trata de casamento, mas sim de garantir direitos civis. "Envolve essa questão da herança, de planos de saúde, de adoção. Nós queremos nem menos nem mais, queremos direitos iguais. Nós não queremos é o casamento, nesse momento não é a nossa pretensão. O que nós queremos são os direitos civis".

Ele citou declarações das organizações das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Americanos (OEA) para defender o direito ao reconhecimento da união civil e da adoção entre pessoas do mesmo sexo. Ele destacou que o Governo Lula também apoia a reivindicação e mencionou o programa Brasil sem Homofobia, coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. "O Brasil é um Estado laico e queremos o que a Constituição preconiza, direitos civis", argumentou.

Tema eleitoral

O pastor da Assembleia de Deus Silas Malafaia afirmou que conceder os diretos civis é a porta para depois aprovarem o casamento. Ele defendeu que a família é o homem, a mulher e a prole, sendo que a própria Constituição defende esse desenho familiar. Malafaia trouxe o debate para o contexto político das eleições presidenciais.

"Eu ouvi os homossexuais fazerem aqui pronunciamentos dizendo que o presidente os indicou para a ONU, que o presidente os apoia totalmente, então nós evangélicos, que representamos 25% da população, temos que pensar muito bem em quem vamos votar para presidente da República", avisou.

Malafaia questionou se outros comportamentos poderiam, futuramente, virar lei. "Então vamos liberar relações com cachorro, vamos liberar com cadáveres, isso também não é um comportamento?" O pastor foi muito aplaudido durante sua exposição.

Desconstrução da família

Na mesma linha crítica, o pastor da Igreja Assembleia de Deus Abner Ferreira afirmou que o Estatuto das Famílias seria, na verdade, o Estatuto da Desconstrução da Família. Segundo ele, ao admitir a união de pessoas do mesmo sexo, a proposta pretende destruir o padrão da família natural, em vez de protegê-la. Ele disse que todas as outras formas de família são incompletas e que toda manobra contrária à família natural deve ser rejeitada."

Fonte: Texto Integral



Comentário: Ponto para o Pastor Silas. E onde estavam os outros líderes evangélicos brasileiros diante de questão tão importante para a família brasileira? ocupados com coisas mais "importantes"? Será que o assunto Família deixou de ser importante para estes senhores? Uma lástima! (João Cruzué)


Veja também no YouTube



João Cruzué.
.

domingo, 2 de maio de 2010