terça-feira, 15 de novembro de 2011

Encerramento do Centenário da Assembleia de Deus em São Paulo

.
.
Cem
CGADB - PACAEMBU

Barueri
CONAMAD - ARENA BARUERI

João Cruzué

Debaixo de muita chuva e com a presença de 100 mil fiéis, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus realizou, simultaneamente, hoje, dois grandes cultos de encerramento das comemorações de seu Centenário no Brasil. As comemorações tiveram lugar no Pacaembu e na Arena de Barueri. Entre as autoridades políticas que honraram o evento estiveram: O Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, representando a Presidente Dilma; o Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, o Prefeito da Cidade de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab e o ex-governador, José Serra.

O Pastor Dr. George O. Wood, Superintendente Geral das Assembleias de Deus Mundiais, era esperado em São Paulo para honrar o evento.

A celebração no Estádio do Pacaembu, cedido excepcionalmente para o encerramento das comemorações do Centenário pelas autoridades municipais, foi liderada pelo Pastor Presidente da CGADB, José Welington Bezerra da Costa - Ministério da Missão/Belenzinho.

Milhares de jovens, adolescentes, senhoras do Círculo de Oração, pastores de diversas regiões do país, estiveram unidos, para agradecer a Deus por 100 anos de grande desenvolvimento da Igreja.

Perto do final da comemoração, o evento foi interrompido pela Justiça, pois há uma determinação do Ministério Público desde 2009, de que apenas eventos esportivos devem ser realizados no local.
A proibição vem de ação contra os eventos religiosos foi movida em 2004 pela Associação Viva Pacaembu, formada por moradores do bairro.

O Prefeito Kassab, mesmo correndo o risco de ser processado pelo MPE por improbidade administrativa, abriu exceção e autorizou o uso do Estádio pela Igreja Assembleia de Deus. Esta atitude me leva a crer ele conta com o apoio da Igreja para suas futuras prentensões políticas em São Paulo.

100


A Grande Cruzada do Centenário na Arena de Barueri esteve a cargo da CONAMAD - Convenção do Ministério de Madureira, sob a liderança do Pastor Samuel Ferreira, líder da Igreja Assembleia de Deus do Brás/SP.

Cruzada
Banner da Cruzada do Centenário da Ass. Deus Ministério Madureira

A nota triste das comemorações do primeiro centenário das Igrejas Assembleias de Deus, foi o espírito de divisão. À separação do Ministério da "Missão" com o Ministério de Madureira acentuada depois de janeiro de 2007 somou-se a mais uma: A da Igreja Mãe de Belém do Pará.

As três lideranças: Pr. Manuel Ferreira, Pr. José Wellington e Pr. Samuel Câmara não conseguiram arrancar o espinho da cizânia que fere as Assembleias de Deus desde os anos 30.

Quanto mais penso na questão, mais fico propenso a dizer que isto teve início já nos primeiros dias da congregação quando os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingrem saíram da Igreja Batista que os acolheu em Belém do Pará. As informações conhecidas são de que foram "convidados" a deixar aquela Igreja, mas não conhecemos completamente o contexto.






.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rede Record e a Igreja Batista da Lagoinha


João Cruzué

Ontem, quando voltei do culto, a Rede Record do Bispo Macedo estava pondo mais fogo em uma velha meninice que foi muito comentada no Brasil em 2007, quando Paul Gowdy, um de seus criadores, deixou publicamente o movimento (não me lembro por qual razão) através de uma carta traduzida por João A. de Souza Filho, postada em agosto de 2007 no blog do Pastor Ciro Zibordi .

Para quem quiser ir bem fundo nisso, que foi um dos maiores engodos "pentecostais" do século XX, pode começar por: www.deceptioninthechurch.com passando por um artigo do Ultimato. E se quiser ir além, direto à fonte, anote o site do catch the fire ou o que restou da Toronto Airport Christian Fellowship.

As imagens
veiculadas pela TV Record ontem, no "Domingo Espetacular", 13/11/2011, ali pelas 22:00h , a meu ver tinham um alvo certo: A cantora Ana Paula Valadão e o líder da Igreja Batista da Lagoinha, Pastor Márcio Valadão. Foi o centro da mensagem que passaram.

O que estou escrevendo não foi por ter ouvido de outros. Pessoalmente assisti o que vou continuar a relatar.

Em uma das imagens que a Record mostrou, um pastor estrangeiro fez uma oração e tanto a cantora Ana Paula Valadão quanto seu pai, o Pastor Márcio Valadão, caíram como que desmaiados. Ela depois de algum tempo meneava a cabeça sem se levantar do chão. Seu pai permanecia deitado e imóvel. Em outra imagem, não sei se gravada no mesmo dia, a cantora engatinhava pelo púlpito imitando os passos de um pretenso leão.

Nas imagens seguintes e secundárias, foi mostrado o "efeito paletó". Um pastor passa o paletó e as pessoas caem como pedras de um dominó. Fiquei particularmente impressionado com uma imagem do pastor americano Benny Hinn. Ele orou, fez um gesto, e um senhor de paletó foi atingido por um soco invisível que o atirou metro e meio para trás, instantaneamente.

Bem isso não é novidade para mim que sou pentecostal, nascido na Igreja Deus é Amor, desde 1975. Já naquele tempo tinha se iniciado as manifestações do "pula-pula". Dois anos depois fui para a Igreja Assembleia de Deus, onde estou até os dias de hoje. De tempos em tempos sempre apareceram (e vão continuar aparecendo) fenômenos estranhos que trouxeram dúvidas no meio assembleano. Por exemplo: os tais dentes de outro. As "pílulas de fogo". Os tapas na testa. Os "arrebatamentos" em vigílias. Isso, creio, não seja nem 10% do que de fato ocorreram por aí, mas que não tomei conhecimento, pois não sou do tipo curioso, como a maioria dos crentes da Assembleia.

A meninice é um fato bíblico incontestável.

Como também é incontestável que a maturidade cristã a suceda sob os efeitos de uma alimentação espiritual sólida. Acredito que as duas fases são reais, como também tenho certeza de que uns deixam de ser meninos cedo, enquanto outros nunca conseguem avançar para a maturidade. No meio disso estão os pregadores com "efeitos especiais" que não raramente transformam Igrejas em alguma coisa semelhante a um circo.

Uma boa notícia é que, cedo o tarde, os "efeitos especiais" se tornam conhecidos e a ilusão desaparece pelo conhecimento da verdade.

Tenho certeza de que as imagens veiculadas pela TV Record ontem, domingo, não foram meras reportagens. Elas tinham um endereço certo: jogar mais gasolina em um assunto recente em que o Bispo Macedo afirmou que mais de 90% dos cantores evangélicos (mostrando Ana Paula Valadão) são endemoninhados. Será que isto tem a ver com o crescente mercado da música gospel?

Esta tese não é nova. O Bispo sempre disse que Deus não derruba ninguém para enchê-la do seu Espírito Santo. Não vou entrar nesta questão, mesmo porque nunca caí.

Entretanto um estrago muito pior vem, não das meninices, mas das atitudes do chamado profeta velho registradas em I Reis 13: 11/31.

Profeta velho sim. A partir do momento que um Bispo passa a usar o dinheiro dos dízimos e das ofertas da Igreja para financiar uma rede mundana de TV. Esta atitude em uma escala de desvio espiritual é imensamente maior que cair pelo "vento" do paletó, andar como leão e frequentar o "cai-cai".

É como repetir o discurso de convencimento que levou o jovem profeta a ser morto que vou parodiar: "Olha Deus falou mesmo assim: nada de "cai-cai", de passear como leão, de usar o "vento" do paletó - forçar a barra para mostrar que é muito espiritual. Mas tem uma coisa, você pode vir até minha casa para assistir a minha rede de TV e se alimentar das novelas (indecentes) e ver a performance dos artistas que contratei (alguns filhos de santo) com os dinheiros do dízimo e das ofertas da "minha" Igreja"

Preciso dizer mais alguma coisa? Sim, preciso: A trave julgando o argueiro.


Importante: Não estou julgando o Bispo, mas suas atitudes anticristãs. A Igreja Universal do Reino de Deus é uma bênção e creio que todos os seus bispos e pastores NÃO andam por aí remexendo em quedas alheias, para expô-las em uma rede aberta de televisão com propósitos mesquinhos. Isso pode ser tudo, menos atitude de um cristão.



.

Rede Record e a Igreja Batista da Lagoinha


João Cruzué

Ontem, quando voltei do culto, a Rede Record do Bispo Macedo estava pondo mais fogo em uma velha meninice que foi muito comentada no Brasil em 2007, quando Paul Gowdy, um de seus criadores, deixou publicamente o movimento (não me lembro por qual razão) através de uma carta, traduzida por João A. de Souza Filho, postada em agosto 2007 no blog do Pastor Ciro Zibordi .

Para quem quiser ir bem fundo nisto, que foi um dos maiores engodos "pentecostais" do século XX, pode começar por esta fonte: www.deceptioninthechurch.com. Também há artigos do assunto no Ultimato. E se quiser ir direto à fonte, pesquise o site: catch the fire ou o que restou da Toronto Airport Christian Fellowship.

As imagens
veiculadas pela TV Record ontem, domingo, 13/11/2011, ali pelas 22:00, a meu ver tinham um alvo certo: A cantora Ana Paula Valadão e o líder da Igreja Batista da Lagoinha, Pastor Márcio Valadão. Foi o centro da mensagem que passaram.

O que estou escrevendo não foi por ter ouvido de outros. Pessoalmente assisti o que vou continuar a relatar.

Em uma das imangens que a Record mostrou, um pastor estrangeiro fez uma oração e tanto a cantora Ana Paula Valadão quanto seu Pai, Pastor Márcio Valadão, cairam desmaiados. Ela depois de algum tempo memeava a cabeça sem se levantar do chão. Seu pai permanecia deitado e imóvel. Em outra imagem, não sei se gravada no mesmo dia, a cantora engatinhava pelo púlpito imitando os passos de um pretenso leão.

Nas imagens seguintes e secundárias, foi mostrado o "efeito paletó". Um pastor passa o paletó e as pessoas caem como pedras de um dominó. Fiquei particularmente impressionado com uma imagem do pastor americano Benny Hinn. Ele orou, fez um gesto, e um senhor de paletó foi atingido por um soco invisível que o atirou metro e meio para trás, instantaneamente.

Bem isso não é novidade para mim que sou pentecostal, nascido na Igreja Deus é Amor, desde 1975. Já naquele tempo tinha se iniciado as manifestações do "pula-pula". Dois anos depois fui para a Igreja Assembleia de Deus, onde estou até os dias de hoje. De tempos em tempos sempre apareceram (e vao continuar aparecendo) fenômenos estranhos que trouxeram dúvidas no meio assembleano. Por exemplo: os tais dentes de outro. As "pílulas de fogo". Os tapas na testa. Os "arrebatamentos" em vigílias. Isso, creio, não seja nem 10% do que de fato ocorreram por aí, mas que não tomei conhecimento, pois não sou do tipo curioso, como a maioria dos crentes da Assembleia.

A meninice é um fato bíblico incontestável.

Como também é incontestável que a maturidade cristã a suceda sob os efeitos de uma alimentação espiritual sólida. Acredito que as duas fases são reais, como também tenho certeza de que uns deixam de ser meninos cedo, enquanto outros nunca conseguem avançar para a maturidade. No meio disso estão os pregadores com "efeitos especiais" que não raramente transformam Igrejas em alguma coisa semelhante a um circo.

Uma boa notícia é que, cedo o tarde, os "efeitos especias" se tornam conhecidos e a ilusão desaparece pelo conhecimento da verdade.

Tenho certeza de que as imagens veiculadas pela TV Record ontem, domingo, não foram meras reportagens. Elas tinham um endereço certo: jogar mais gasolina em um assunto recente em que o Bispo Macedo afirmou que mais de 90% dos cantores evangélicos (mostrando Ana Paula Valadão) são endemoniados.

Esta tese não é nova. O Bispo sempre disse que Deus não derruba ninguém para enchê-la do seu Espírito Santo. Não vou entrar nesta questão, mesmo porque nunca caí.

Entretanto um estrago muito pior vem, não das meninices, mas das atitudes do chamado profeta velho registradas em I Reis 13: 11/31.

Profeta velho sim. A partir do momento que um Bispo passa a usar o dinheiro dos dízimos e das ofertas da Igreja para financiar uma rede mundana de TV. E isso em uma escala de desvio espiritual é imensamente maior que cair pelo "vento" do paletó, andar como leão e frequentar o "cai-cai".

É como repetir o discurso de convencimento que levou o jovem profeta a ser morto que vou parodiar: "Olha Deus falou mesmo assim: nada de "cai-cai", de passear como leão, de usar o "vento" do paletó - forçar a barra para mostrar que é muito espiritual. Mas tem uma coisa, você pode vir até minha casa para assistir a minha rede de TV e se alimentar das novelas (indecentes) e ver a performance dos artistas que contratei (alguns filhos de santo) com os dinheiros do dízimo e das ofertas da "minha" Igreja"

Preciso dizer mais alguma coisa? Sim, preciso: A trave julgando o argueiro.





.