terça-feira, 16 de junho de 2009

História dos Blogs



Por João Cruzué

O primeiro
Weblog da história da Web, http://info.cern.ch/, foi criado por Tim Berners Lee no Laboratório do CERN em 1992.” Sua página foi afortunadamente conservada pelo consórcio administrador da Rede Mundial de Computadores.

O termo “Blog” que conhecemos hoje é uma contração de “Weblog”, a termilogia usada pelos criadores da Internet (Web3). Entre 1993 e 1996 o grande Blog acessado pela comunidade mundial de desenvolvedores chamava-se What’s New. Publicado pelo Netscape, o famoso browser dos pioneiros, que depois foi desbancado pelo Internet Explorer de Bill Gates.

A partir de fevereiro de 1996, surgiram os primeiros blogueiros plugados nas novidades que estavam por vir, nas 24 horas que a Internet se abriu para o mundo. A partir daí, ela explodiu e os Blogs seguiram seu rastro. Ainda não se sabe quando o primeiro blog evangélico foi publicado.

Em 1º de abril de 2004, o Google disponibilizou o Gmail sua plataforma de Webmail. Quem tinha feio o cadastro para a lista de espera, como eu, foi surpreendido com uma comunicação da disponibilidade do serviço. Em 14 de abril de 2005 o Gmail ganhou uma versão em português. Em seguida, quem já possuia um blog no Blogger pode reunir todos os blogs que possuisse no mesmo endereço do Gmail.

João Cruzué, owner do Blog Olhar Cristão, começou em 2004 com o Bderek, depois em 2005 com o OC no endereço "http://cruzue.blogspot.com", trocado mais tarde pelo pelo endereço atual. Pela mesma época também iniciavam Walmir Milomen com o E, Agora Como Viveremos?, e Eliseu Antonio Gomes. Da conversa entre os irmãos: Pb. Valmir Milomem, Pr. Altair Germano e Pr. Esdras Bentho nasceu a UBE - UBE - União de Blogueiros Evangélicos

A primeira comunidade agregadora de blogs que conhecemos foi a Blogosfera Cristã de Poliane Latta, da qual fazemos parte. Mas a explosão de blogs evangélicos se deu pela visão da União de Blogueiros Evangélicos que procurou fomentar a criação de blogs entre lideranças evangélicas a partir de 2007. De 1300 blogs afiliados em dezembro de 2008 a UBE saltou para mais de 3.500 em maio de 2009. Cada liderança evangélica, um blog. Depois veio a Comunidade dos Blogueiros Cristãos CNBC do designer Lucas Junior apostando em tecnologia.

Você pode ler o texto integral em Curso de Blogs.

.

Nenhum comentário: