terça-feira, 2 de agosto de 2011

66 anos da bomba de Hiroshima

.


"little boy"

Dia 06 de agosto de 2011, a bomba de Hiroshima vai fazer 66 anos. Ela foi lançada de um B-29, uma superfortaleza voadora, um avião batizado de "Enola Gay" pelo Coronel aviador Paul W. Tibbets, a mando do Presidente Harry S. Truman, dos Estados Unidos da América. Foi a primeira vez que se usou a mais mortal das armas, jái inventada para matar seres humanos. Ela acabou diretamente com a vida de 60.000 civis japoneses.

O aviso tão devastador que trouxe fim à II Guerra Mundial.

O arsenal atômico atual em poder quase uma dezena de nações é suficiente para destruir o mundo várias vezes. Só o lixo atômico guardado nos Estados Unidos é da ordem de mais de 80 toneladas, sendo acrescido de duas toneladas e meia a cada ano. Este lixo é uma grande dor de cabeça para seus produtores(1). Há isótopos que levam mais de 10.000 anos para perder a capacidade de irradiação.

Em essência, o projeto da bomba Little boy (garotinho) consistia de um artefato que detonava duas massas de de Uranio-235, levadas juntas. Uma espoleta especial detonaria os 60kg de Uranio da bomba iniciando com isso uma reação em cadeia, criando com isso uma massa supercrítica que iria crescendo, crescendo até que a energia liberada se tornasse tão grande que a bomba simplesmente continuaria explodindo por si.

Comprimento: 3 metros
Diâmetro: ..... 71,1 centímetros
Peso:............ 4.400 kg
Potência:...... 15 kilotons.


Julius Robert Oppenheimer
o físico considerado como o "pai" da bomba atômica



foto da explosão da bomba atômica
em 06 de agosto de 1945 em Hiroshima no Japão.

resultado: 60 mil mortes!


1 - World Energy Council - nuclear waste
http://212.125.77.15/wec-geis/focus/nuclear/



Comentário: Que Deus nos guarde de outra porcaria dessas.



.

Um comentário:

Arkdoken disse...

Devia ter guardado dessa "porcaria" também...